terça-feira, 4 de maio de 2021

Ezequiel 18.4,20

EZEQUIEL 18.4,20. O QUE SERIA ESTA ALMA, ALGO IMATERIAL OU UMA PESSOA.

Pergunta: O texto de Ez 18.4, 20, a palavra alma (nephesh) se refere a parte imaterial do homem ou a pessoa?


Resposta: A palavra nephesh pode ser traduzida como alma, ser vivo, pessoa, paixão, apetite, emoção. Para saber seu real significado, devemos examinar a frase ou até mesmo seu texto como contexto para determinar seguramente a que está se referindo o profeta. 

A princípio devemos ter em mente que o pensamento clássico e tradicional no Antigo Testamento apresenta a morte como fim, por este evento a vida encontra seu término do qual não há retorno. 

Uma vida após a morte, isto é, a parte material continuar viva não é prevista. No entanto, reconheço que existam indícios de uma crença como é o caso de textos como os de:

1 Sm 28, 3, 11-17. (não fazendo um prejulgamento) Este texto alimenta a ideia de seus leitores de uma vida após a morte / 

1 Cr 10.13,14. A morte de Saul é atribuída a consulta aos mortos, no entanto, não nega sua possibilidade / 

Rt 2.20. Parece indicar uma espécie de recompensa após a morte / 

Jó 14.13-17 Também dá indícios de uma vida após a morte.


Estas ideias se devem a uma aproximação com o pensamento grego e egípcio. Para eles, o ser humano é um ser psicossomático, constituído de corpo mortal e alma imortal. Em óbito, morre o corpo, mas a parte imaterial permanece. 

A imortalidade, a ressurreição, a reparação e a punição pós morte serão desenvolvidas mais tarde no NT. 

Portanto, estas ideias não poderiam fazer parte do pensamento do profeta, apesar de que ele sabia de sua existência, mas isso é para uma outra postagem.


Retornando. A morte é vista no AT, principalmente por Ezequiel, como o fim da vida e depois dela nada resta. É como podemos depreender dos textos de Gênesis, Eclesiastes e de Jó: 

Gn 3.19 “és pó e em pó te tornarás” / 

Ec 9.4-6, 10. Depois da morte não há recompensa, sentimentos, sabedoria, memória e nem atividades / 

Jó 21.22-34. Jó vê a morte como algo impossível de ser evitado.


De posse destas informações, posso retornar ao texto de Ezequiel 18.


A alma (nephesh) no texto de Ezequiel 18. 4,20, não pode ser entendido como algo imaterial que será punido no por vir, pelas simples razões listadas acima. Alma nestes textos devem ser entendidos como pessoa. As pessoas, estas sim podem pecar e morrer. Uma leitura de Ezequiel 13.18-20, pode demonstrar como o profeta entendia a alma (nephesh), pois podemos entender facilmente que ele se refere a pessoas.

"E dize: Assim diz o Senhor DEUS: Ai das que cosem almofadas para todas as axilas, e que fazem véus para as cabeças de pessoas de toda a estatura, para caçarem as almas! (nephesh) Porventura caçareis as almas (nephesh) do meu povo, e as almas (nephesh) guardareis em vida para vós?E vós me profanastes entre o meu povo, por punhados de cevada, e por pedaços de pão, para matardes as almas (nephesh) que não haviam de morrer, e para guardardes em vida as almas (nephesh) que não haviam de viver, mentindo assim ao meu povo que escuta a mentira?Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis aí vou eu contra as vossas almofadas, com que vós ali caçais as almas (nephesh) fazendo-as voar, e as arrancarei de vossos braços, e soltarei as almas (nephesh), sim, as almas (nephesh) que vós caçais fazendo-as voar."


Pr Prof Roberto Muzy

Espero ter sido claro.

Grande Abraço.

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