Texto para
consagração (textos motivacionais)
1 - HOMÍLIA
(Apóstolo)
Levítico 8
1 Falou
mais o SENHOR a Moisés, dizendo: 2 Toma a Arão e
a seus filhos com ele, e as vestes, e o azeite da unção, como também o novilho
da expiação do pecado, e os dois carneiros, e o cesto dos pães ázimos, 3 E reúne toda a congregação à porta da tenda da
congregação. 4 Fez, pois, Moisés como o Senhor
lhe ordenara, e a congregação reuniu-se à porta da tenda da congregação. 5 Então disse Moisés à congregação: Isto é o que o
Senhor ordenou que se fizesse. 6 E Moisés fez
chegar a Arão e a seus filhos, e os lavou com água. 7 E
vestiu-lhe a túnica, e cingiu-o com o cinto, e pôs sobre ele o manto; também
pôs sobre ele o éfode, e cingiu-o com o cinto de obra esmerada do éfode e o
apertou com ele. 8 Depois pôs-lhe o peitoral,
pondo no peitoral o Urim e o Tumim; 9 E pôs a
mitra sobre a sua cabeça; e sobre esta, na parte dianteira, pôs a lâmina de
ouro, a coroa da santidade, como o Senhor ordenara a Moisés. 10 Então
Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo, e tudo o que havia nele,
e o santificou; 11 E dele espargiu sete vezes
sobre o altar, e ungiu o altar e todos os seus utensílios, como também a pia e
a sua base, para santificá-las. 12 Depois
derramou do azeite da unção sobre a cabeça de Arão, e ungiu-o, para
santificá-lo. 13 Também Moisés fez chegar os
filhos de Arão, e vestiu-lhes as túnicas, e cingiu-os com o cinto, e
apertou-lhes as tiaras, como o Senhor ordenara a Moisés.
2 - MESTRE DE CERIMÔNIA
Palavra de Abertura:
“O Ministério Eclesiástico, instituído por
Deus, é exercido em ordens diversas por aqueles que foram previamente chamados.
São estes: Apóstolos, Bispos, Pastores, Presbíteros e Diáconos. É através da
consagração, que a eles, é conferida a plenitude do sagrado ministério. De
fato, a tradição cristã demonstra que pela imposição das mãos e pelas palavras
da consagração se confere a graça do Espírito Santo. A consagração confere
também os poderes de ensinar e governar, os quais, no entanto, só podem ser
exercidos quando mantiverem comunhão com o Cabeça da Igreja, Jesus Cristo, e o
seu corpo, a igreja.”
Mandato
Paulo fala aos Colossenses: "Eu fui feito seu
ministro segundo a dispensação de Deus, que me foi concedida para convosco,
para cumprir a palavra de Deus: O mistério que esteve oculto durante séculos e
gerações, e que agora foi manifesto aos seus santos. A eles Deus quis fazer
conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é
Cristo em vós, esperança da glória. A ele anunciamos, admoestando a todo
homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, para que apresentemos todo
homem perfeito em Cristo." (Colossenses 1:25-29).
3 - Explicações:
Talit
O talit, que os novos Bispos recebem, é símbolo de
autoridade e sujeição a Deus. Tem o objetivo de ser um lembrete do dever de ser
fiel a Deus e aos seus mandamentos. Da mesma forma como um soldado usa seu
uniforme, o talit é uma amostra visível do sacerdócio eclesiástico. O próprio
Jesus usava um talit (Mt 9.20; Mc 5.28 e Lc 8.44). Os Evangelhos narram a
história de uma mulher, que há doze anos padecia de um fluxo de sangue, chegou
por detrás dele e tocou a orla do seu manto e foi curada. Ela tocou nas franjas
ou borlas usadas nos cantos do talit de Jesus.
Anel
Os
Bispos recebem, nesse momento, o anel, símbolo da eternidade e união. Também, de
compromisso, de aliança com Deus. E servirá como instrumento para designar seu
cargo, seu prestígio e autoridade eclesial. Eles recebem na mão direita,
símbolo de poder e tomada de decisão. Por isso o uso na mão direita pelos nossos
bispos, símbolo de autoridade e de poder.
Assim,
foi com José (Gn 41.42), Mordecai (Et 8.2) e o filho pródigo (Lc 15.22), que
receberam também um anel como símbolo de autoridade, de honra e de prestígio.
4 - VASO DE AZEITE X
CHIFRE DE AZEITE
Há
uma diferença profética muito significativa entre a unção de Saul e a unção de
Davi para serem reis. No caso de Saul lemos: “Tomou Samuel um vaso de azeite, e
lho derramou sobre a cabeça, e o beijou, e disse: Não te ungiu, porventura,
o Senhor por príncipe sobre a sua herança, o povo de Israel?” (1 Sm
10.1). Porém, quando Davi foi ungido rei, o relato diz: “Tomou Samuel
o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmãos; e, daquele dia em diante,
o Espírito do Senhor se apossou de Davi...” (1 Sm 16.13).
O vaso de azeite é quebrável, já o chifre de azeite não é. Essa é uma indicação
profética da fragilidade do reinado de Saul e da durabilidade do reinado de
Davi. Saul foi instituído rei por Deus, mas não havia sido Seu eleito; ele era
um rei mais de acordo com a vontade do povo (1 Sm 12.13). Já Davi era homem
segundo o coração de Deus e eleito pelo Senhor (2 Cr 6.5-6).
Por
esta razão, ungimos nossos ministros se utilizando de um chifre de azeite para
que seu sacerdócio seja firme, sólido como a rocha.
OBSERVAÇÕES:
Os
textos acima são sugestões, podendo ser adaptados às circunstâncias de tempo e
local. É importante manter suas ideias principais para não desvirtuar do
sentido da consagração.
Qualquer
dúvida favor me comunicar.
Ap Roberto Muzy
Tel.: 99587-6205
Email: prof.robmuzy@ig.com.br
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